O que é Marketing de Conteúdo?

Pois bem, Marketing de Conteúdo é a produção de material que seja útil para o seu público e sua empresa e que gere atenção e tráfego para os canais online de seu negócio, como site, blog, redes sociais etc.

Ao produzir conteúdos de qualidade e alinhados aos interesses de seu público você aumenta, por exemplo, a importância do domínio (www) da sua marca e consegue mais visitantes e seguidores. Só isso já dá bons motivos para sua empresa investir em Marketing de Conteúdo.

Sem tecniquês, vamos te explicar de forma didática. É assim:

Se fossemos escolher um único superpoder para o Marketing de Conteúdo ele seria o poder de influenciar as pessoas no processo de escolha de uma marca, produto ou serviço. A venda, por exemplo, ocorre por geração de interesse.

E quando dizemos influenciar pessoas, isso significa os milhões de consumidores que pesquisam na internet antes de adquirir algum produto ou serviço. Você é um deles?

O Marketing de Conteúdo cria e compartilha conteúdos (lindos!) úteis e originais, como posts no Facebook, Instagram e Linkedin, textos para site e blog, notícias, imagens, vídeos etc, com vários propósitos, entre eles:

1.     atrair potenciais clientes;

2.     conquistar sua confiança;

3.     estabelecer um relacionamento que o direcione para o momento de gerar negócios para a sua empresa.

O foco é colocar a empresa, de qualquer porte e segmento, em contato com seus clientes e futuros clientes da maneira certa e aproveitar os benefícios do Marketing de Conteúdo e do Marketing Digital para apoiar e fortalecer a estratégia da empresa, seja de imagem, comercial (vendas) ou qualquer outra.  

“Fazer por fazer” não gera os frutos necessários, por isso que sua pequena empresa deve investir em Marketing na internet.

Então, é necessário que eu contrate alguém para isso?

Calmaê, eu não escrevi isso.

Qualquer pessoa pode fazer Marketing de Conteúdo, incluindo você. Não precisa ser PhD no assunto. O importante é ter consciência de que, se é pra fazer, tem que fazer bem feito. E isso envolve tempo (que pode ser de algumas horas, uma vez por semana) e dedicação (para leituras e pesquisas sobre o assunto, para ter ideias, colocar tudo no “papel”, se organizar etc).

Você pode contratar os serviços de uma agência de Marketing Digital e de Marketing de Conteúdo. Muito embora existam centenas de agências no país, nossa dica é que você pesquise bem, pois há preços abusivos no mercado.

Se esta for sua opção, procure por agências especializadas no atendimento a micro e pequenas empresas, pois os planos de serviços e os preços cobrados costumam ser mais compatíveis com a realidade do pequeno empreendedor. A Cia de Conteúdos, por exemplo, tem planos com preços inferiores a R$ 300,00 mensais.

Mas, se você prefere fazer internamente (sozinho), pode seguir essas dicas:

Passo a passo nível básico: 10 degraus

1.     Analise a presença online atual de sua empresa

2.     Analise a presença online de seus concorrentes e compare com a da sua empresa

3.     Defina objetivos

4.     Elabore um planejamento com plano de ações , considerando oportunidades x fortalezas x fraquezas x fragilidades

5.     Crie suas personas (público)

6.     Liste os benefícios, resultados ou coisas incríveis que as pessoas podem obter contratando os seus serviços ou comprando seus produtos. Por exemplo: ganhar dinheiro, vender mais, ficar mais tempo com a família, realizar um sonho, perder o medo de dirigir etc.

7.     Liste os problemas, desafios ou objeções que seus clientes podem ter que os impeça de chegar ao resultado desejado. Por exemplo: falta de dinheiro, mudança de cidade etc.

8.     Produza conteúdos lindos e com textos atraentes alinhados ao que você listou nos passos 7 e 8. Fique atento à regra 80/20!

9.     Analise e mensure os resultados

10.  Reveja seu planejamento e seu plano de ações sempre que algum dado do monitoramento lhe mostrar que há outros caminhos a seguir (correção de rota ou algo novo).

 

Caminhou os 10 passos? Agora é hora de ficar orgulhoso (a) de si mesmo (a), de colher os frutos desse trabalho e de continuar batalhando pra manter sua empresa viva, revigorada e moderna.

Cuidar da comunicação e do marketing faz parte do plano de negócio de qualquer empresa, mesmo as de pequeno porte.

Por que minha pequena empresa deve investir em Marketing na internet?

Para ter sucesso e longevidade. #vamuquevamu

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