7 dicas para vender mais em datas comemorativas

Uma das formas de usar a internet a favor do seu negócio é aproveitar datas comemorativas e acontecimentos (Parada do Orgulho GLBT, manifestações de empoderamento feminino etc) para gerar novas oportunidades de vendas.

Gerar demanda em seus clientes atuais e atrair novos clientes, nessas ocasiões, pode ser mais fácil do que você imagina. Uma dica é fazer ações de Marketing Digital e Marketing de Conteúdo, combinando planejamento com a divulgação de conteúdos nos canais online de sua empresa, passando a vender mais por geração de interesse. Veja como:

1.     FIQUE DE OLHO NO CALENDÁRIO

Faça uma pesquisa na internet ou use um calendário anual como ferramenta de trabalho. O site calendário sazonal, por exemplo, pode  lhe ajudar nessa tarefa.

Identifique quais as datas que você pode relacionar aos seus produtos ou serviços. Por exemplo: se vende roupas fitness, quais datas você poderia aproveitar para divulgar sua marca e gerar engajamento em seus seguidores? Dia da Mulher, das Mães, dos Namorados, das Secretárias e Natal.

Com criatividade dá até para associar sua marca com o Carnaval, com sugestões de peças e combinações leves e confortáveis. O calendário vai lhe ajudar a identificar oportunidades para vender mais.

2.     CRIE SOLUÇÕES

Explore sua vitrine (física e/ou virtual) nas datas que selecionou como oportunidades de negócio para sua empresa. Se vende roupas infantis, por exemplo,  aproveite o Dia das Mães para impulsionar a venda casada de peças “Mãe & filha” (roupa da mãe igual a da filha), que está super na moda.

Também é possível vender mais no Dia dos Pais e no Dia do Rock, com roupas que tenham frases como “Sou do Papai” e “Baby Rock in Roll”, por exemplo..

São ações assim que ajudarão sua empresa a vender mais quase que o ano todo.

3.     IDENTIFIQUE AS PERSONAS

Antes de começar a divulgar nas redes sociais, site ou blog de seu negócio é preciso pensar em suas personas, ou seja, em seu público. Na maioria das vezes o erro já acontece aí: escrever para si, não para seu público.

Com suas personas definidas fica mais fácil acertar o alvo. Coloque-se no lugar do seu cliente e reflita se de fato ele se interessaria por isso. 

Dedique um tempo pra isso e passe a vender mais com a ajuda de seus canais online.

4.     EXPLORE REDES SOCIAIS

Pense nos conteúdos que são interessantes para suas personas e crie posts periódicos e cativantes. Faça uso de chamadas para ação, como:

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Estimule previamente seu seguidor para a data comemorativa ou o acontecimento. Monte um calendário de posts e, semanas antes, comece a divulgar conteúdos variados relacionados ao tema.

Vale até premiar com vale desconto quem encomendar o produto ou sortear um brinde para quem curtiu e compartilhou seu post.

Tudo isso ajuda a chamar atenção para a necessidade de compra naquela ocasião e, conseqüentemente, você passa a vender mais.

5.     CONSIDERE ANUNCIAR

Anunciar também é uma boa estratégia para gerar vendas qualificadas com pouco investimento. Você pode anunciar, por exemplo, no:

·        Google Adwords: ideal para destacar sua marca enquanto as pessoas estiverem pesquisando por aquilo que você tem para oferecer.

·        Facebook Ads: ideal para gerar vendas online e aumentar as vendas locais. Selecione o público de seu interesse por: cargo, renda, escolaridade, localização, idade, interesses etc. O anúncio, que precisa de uma boa imagem e um texto curto e atrativo, pode ser veiculado no Facebook e no Instagram.

6.     LEVE SEGUIDORES PARA O SITE

Você também pode ter uma loja virtual. Existem boas opções no mercado com preços acessíveis, como a Nuvem Shop, que permite criar uma aba do e-commerce em sua fan page no Facebook. Ideal para aproveitar compras por impulso e direcionar clientes para seu site.

Produza conteúdos nas redes sociais que estimulem seus seguidores a clicarem no site da sua empresa.

Outra dica é criar uma aba específica para datas comemorativas em seu site e fazer uso de pop up para captar mais vendas.

7. ATENDIMENTO BACANA

Bom atendimento sempre agrega valor ao negócio. Não adianta caminhar até aqui e pisar na bola na hora da entrega ou de responder dúvidas e perguntas que chegaram nos canais online de sua empresa.

Fique atento à imagem que você atribui ao seu negócio.

Ações como essas, de Marketing Digital e de Marketing de Conteúdo, são grandes aliadas do seu negócio para vender mais.

E se agora você pensou: incrível! Mas, não tenho tempo pra isso. Que tal contratar um especialista em Marketing Digital para micro e pequenas empresas, como a Cia de Conteúdos?

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar as suas experiências com Marketing Digital e de Conteúdos com a gente lá no campo de comentários. Será um prazer falar com você.

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