Saber quem são seus clientes nas redes sociais acabou de ficar mais fácil

Você realmente sabe quem são seus clientes e a melhor forma de falar com eles no Facebook e no Instagram? Este pode ser um excelente ponto de partida para gerar novas oportunidades de negócio para sua empresa.

A história de seu negócio pode ser contada de muitas maneiras. Mas, antes de começar a postar é preciso pensar em suas personas, ou seja, em seu público. Na maioria das vezes o erro já acontece aí: muitas empresas escrevem para si próprias, não para seu público.

Crie as personas como personagens que representam seus clientes típicos (afinal, você pode ter vários). Vamos a um exemplo prático:

"Pedro Paulo tem 24 anos, é arquiteto recém formado e autônomo. pensa em se desenvolver profissionalmente por meio de um mestrado fora do país, pois adora viajar, é solteiro e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que o ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros".

Com suas personas definidas fica mais fácil acertar o alvo. Escreva pensando em seu cliente e pense se de fato o "Pedro Paulo" se interessaria por isso. 

A PERSONA DA SUA MARCA

Para seus conteúdos serem ainda mais cativantes, crie uma identidade de marca em seus canais online, que deve ser um reflexo da personalidade da sua empresa. Como por exemplo:

·        Qual seu tom de voz ? Suave ou determinado?

·        Qual sua linguagem? Jovial ou conservadora?

·        Qual seu estilo? Usa emojis,  gifs e memes?

 

CONHEÇA 2 EXEMPLOS BACANAS

Para entender ainda melhor do que estamos falamos, veja a forma como um cemitério de Teresina, no Piauí, criou sua identidade de marca no Facebook. Outro bom exemplo, é a fan page da Prefeitura de Curitiba. Por trás de cada post deles, há uma estratégia de relacionamento e engajamento de seguidores, cada um da sua forma e de acordo com suas personas.

3 DICAS PARA ANTES DA POSTAGEM

O pontapé inicial você talvez já tenha dado: criado uma página (e não perfil pessoal!) de sua empresa nas Redes Sociais onde seus clientes e prospects estão (Facebook, Instagram, Linkedin etc).

Então, antes de começar a postar:

1.     Faça uma lista das personas com seus descritivos

2.     Crie uma lista de temas que você vai abordar na semana (Pense se o "Pedro Paulo", que falamos acima, se interessaria por isso)

3.     Monte um calendário de postagem com um campo “assunto do post”. Assim, fica mais fácil você identificar se está repetindo muito determinado assunto ou deixando de lado temas relevantes para seu público.

USE AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR

·        Procure variar os formatos de seus conteúdos, como textos, links, notícias, imagens, vídeos etc.

·        Divulgue de forma constante.

·        Dê um novo enfoque aos temas que já foram tratados à exaustão, mas que são relevantes em seu segmento.

·        Use a regra 80/20 em seu calendário de postagem.

·        Aproveite datas comemorativas (Dia da Avó, da Criança, Páscoa, Natal etc) e acontecimentos compatíveis com o seu negócio (Parada do Orgulho GLBT, empoderamento feminino, etc) para produzir conteúdos alinhados ao perfil da sua marca.

·        Responda sempre (e com muita educação)! Seja elogio, crítica ou sugestão. A opinião das pessoas influencia (e muito!) as escolhas de consumo.

Ter uma fan page de qualidade nas redes sociais requer tempo, dedicação, análise e, pelo menos, algum planejamento estratégico. Dedique um tempo só pra isso. Não precisa ser diário. Que tal semanal?

O importante é ter sempre em mente que mais importante do que vender seu produto é produzir conteúdo que gere interesse no seu público. Coloque-se no lugar dele e pense: "O que me faria gostar dessa empresa?

 

Não deixe de compartilhar as suas experiências com Marketing Digital e de Conteúdo Digital com a gente lá no campo de comentários. Será um prazer conversar com você.

Siga e curta a gente!